O Filme

Lira Paulistana e a Vanguarda Paulista

Sinopse

Documentário| 97’|Full HD|cor|Brasil|2012

Por meio de depoimentos de sócios, trabalhadores, colaboradores, artistas e pessoas que acompanharam as produções do Lira Paulistana, o filme conta a história desse fenômeno cultural, catalisador das novas tendências musicais da época, que teve lugar em São Paulo, entre os anos de 1979 a 1986.

O documentário, além de mostrar a indiscutível importância do Lira como palco da música de vanguarda em São Paulo, registra sua relevante atuação em outras áreas, como a gravação de discos, jornalismo, produção editorial e artes plásticas.

A realização do documentário por Riba de Castro, um dos protagonistas da história, que teve a preocupação de envolver no projeto o maior número de pessoas diretamente ligados ao Lira, permite obter um registro verdadeiro e completo, que serve de resgate da memória para quem viveu aqueles inspirados anos e de informação histórica para as novas gerações.

Diretor

Riba de Castro foi um dos criadores do Teatro Lira Paulistana, espaço cultural que existiu em São Paulo, entre 1979 e 1986. Riba era o responsável pela programação visual dos eventos realizados no teatro e pela criação de capas de discos e livros produzidos por Lira.

Posteriormente, criou Pirata-Estúdio de Arte, em São Paulo, no qual atuou como desenhista gráfico e produtor cultural, realizando projeções de filmes, espetáculos de teatro, mímica e música.

Em 1991, realizou seu primeiro curta-metragem, Território Livre. Com sua marca Piratacreative, realizou outros curtas-metragem: Um romano em Barcelona (1995); O Menino Maluquete (1998); Pessoalmente (2000); Viver não é necessário, o necessário é criar (2002).

Entre 2004 e 2008, foi assistente de realização no canal de televisão TV-5, em Madrid, na Espanha.

Em 2009,  foi responsável pela direção artística dos eventos realizados em São Paulo em comemoração aos 30 anos da fundação do Lira Paulistana. Em 2012, realizou seu primeiro longa-metragem, Lira Paulistana e a Vanguarda Paulista.

Equipe

Direção e ideia original: Riba de Castro
Produção: Pirata Creative
Coprodução: Busca Vida Filmes e TV Cultura
Montagem: Fernando Honesko e Riba de Castro

Captação de imagens:

Direção de Fotografia: Tiago Tambelli e Rafael  Varandas
Câmeras: Renato Chiapetta, Thais Taverna e André Uba
Assistentes de Câmera: Peterson Lomovtov ” Bocão”, Fernando Augusto e Fernanda Faya
Assistentes de Producão:
Roberto Rocha e Sônia Monfil Cardona
Making of: Claudio Cruz
Suporte de workflow e câmeras: DCINE Cinematografia Digital
Base de Producão, Transcode e Storage: Crocodilo Filmes

Finalização:

Grafismo: Ton Song – O2 Filmes
Correção de cor e finalização  de imagem: Douglas Terciano
Correção de áudio e edição de som: Claudio Avino
Produção Executiva: Julia Bock
Pesquisa de Imagens: Nadja e José Leite

Em Memória:

Plínio  Chaves
Itamar Assumpção
Gigante Brasil
Ciça Tuccori
Edu Rocha
Claudio Favieri
Redson Pozzi
Glauco Villas Boas
Rui de Sousa Dias
Relton Fracalossi

Agradecimentos  Especiais
Li An
Luciana Corral
Luciano Tambelli

Produtora

A Busca Vida Filmes coproduziu o curta Olhos de Ressaca e produziu o longa ELENA, ambos da diretora Petra Costa. Atualmente, está coproduzindo os documentários Lira Paulistana e a Vanguarda Paulista, de Riba de Castro, e Orestes, de Rodrigo Siqueira, além da peça teatral Rózà , de Martha Kiss Perrone e Joana Levi.

Comentários

comentários